Caro professor, prepare seu coração e o de seus alunos para o trabalho que vamos propor a partir do documentário A MÃE DE TODAS AS LUTAS. Documentário que tem por base a história oral e a relação do homem com a terra, esse filme, do ponto de vista didático, possui amplas possibilidades de trabalho. A partir do depoimento de Shirley Krenak, indígena da cultura Krenak, e Maria Zelzuita, sobrevivente do massacre de Eldorado dos Carajás - tem como foco a questão da posse da terra em território brasileiro.
É possível, a partir do conteúdo do documentário, construir um projeto interdisciplinar na área de Ciências Humanas, explorando os diferentes matizes que o filme possibilita.
Filosofia, a partir da discussão do conceito de mito, encontra na narrativa cinematográfica amplo repertório para a compreensão da relação com a terra, por meio de uma perspectiva não capitalista.
Geografia tem, na ocupação territorial do Brasil, a partir da Ditadura Militar e do desenvolvimento ferroviário, um amplo espectro de análise de interesses políticos e econômicos para abordar didaticamente.
História, a partir da perspectiva da oralidade e da compreensão dessa metodologia como meio de preservação da memória, encontra, no resgate dos depoimentos, uma fonte documental, que possibilita a compreensão dos interesses envolvidos no tocante à posse da terra, questão social e econômica estrutural na História do Brasil.
Sociologia pode contribuir com o trabalho oferecendo recursos de pesquisa sobre a situação dos indígenas e sem-terra na atualidade, levantando dados sobre as questões que envolvem as lutas fundiárias desses grupos no país.
Com o objetivo de favorecer o planejamento do projeto sugerido, anexamos algumas referências que visam a subsidiar o trabalho dos educadores na concepção de atividades interdisciplinares: A História Oral como metodologia de produção de fontes históricas:
O que é História Oral https://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral
História Oral e memória: pensando um perfil de historiador etnográfico SILVEIRA, Éder da Silva http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/viewFile/835/592
O massacre de Eldorado dos Carajás Massacre de Eldorado do Carajás completa 24 anos: "Um dia para não esquecer" Brasil de Fato https://www.brasildefato.com.br/2020/04/17/massacre-de-eldorado-do-carajas-completa-24-anos-um-dia-para-nao-esquecer
25 anos após Massacre de Eldorado do Carajás, violência no campo dispara no Brasil https://www.brasildefato.com.br/2021/04/17/25-anos-apos-massacre-de-eldorado-dos-carajas-violencia-no-campo-dispara-no-brasil
As condições das populações indígenas na atualidade Instituto Sócio Ambiental https://www.socioambiental.org/pt-br
O mito e a sociedade brasileira Mito fundador e sociedade autoritária CHAUÍ, Marilena http://www.unirio.br/cchs/ess/Members/debora.holanda/teorias-do-brasil-2019-01/unidade-3/marilena-chaui-brasil-mito-fundador-e-sociedade-autoria.doc/view
Sugerimos que, a partir da mobilização propiciada pelo enredo do documentário, seja apresentada pelos educadores uma questão-problema central, e seja construído, com base nos dados oferecidos pelo filme, um conjunto de atividades que possibilitem o aprofundamento das temáticas abordadas.
Na perspectiva da BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. 6- Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
(EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.