Relato de atividade em sala de aula

DO TEXTO À TELA: O CASO RAVI -EXPLORANDO LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

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Violência Urbana
04/11/2024
Educação Física
Pensamento científico, crítico e criativo
Ensino Técnico
15
Diogo Diedrich Lemes Grellmann
EE MAJOR OTAVIO PITALUGA | MT | Rondonópolis | Estadual





O objetivo do curta-metragem "Caso Ravi" é promover a conscientização e a formação de conhecimentos críticos sobre diversas formas de violência que afetam a vida dos jovens, incluindo o bullying nas redes sociais, a violência urbana e o impacto do sedentarismo na saúde física e mental.

Por meio da narrativa audiovisual, o filme busca expor não apenas a violência física, mas também a violência psicológica e emocional que muitas vezes se manifesta nas interações cotidianas dos estudantes. O curta pretende sensibilizar a comunidade escolar para a importância de reconhecer essas violências em suas múltiplas dimensões, destacando como elas podem prejudicar o bem-estar e o desenvolvimento integral dos jovens.

Além disso, o filme serve como um convite à reflexão sobre a necessidade de um ambiente educacional mais seguro e acolhedor, onde todos possam se sentir respeitados e valorizados. Com isso, "Caso Ravi" não apenas informa, mas também inspira ações que promovam a empatia, a solidariedade e a construção de uma cultura de paz nas escolas.


A sequência de atividades que culminou na produção do curta-metragem "Caso Ravi" começou com a leitura e interpretação de dois textos de gêneros diferentes: um conto (causo) e um artigo jornalístico. Esses textos foram escolhidos por sua relevância temática, abordando questões como bullying nas redes sociais, sedentarismo e automedicação, e serviram como base para o desenvolvimento da escuta ativa e da discussão crítica entre os alunos.

Para facilitar essa discussão, foi utilizada a metodologia do GVGO (Grupo que Verbaliza e Grupo que Observa), em um formato de roda, onde os alunos, sob a orientação do professor, organizaram as cadeiras em uma disposição que favorecia a interação. Essa abordagem permitiu que os alunos compartilhassem suas percepções e reflexões sobre os textos, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo para o diálogo.

Após a análise e as discussões, os alunos foram desafiados a reproduzir o conto em forma de curta-metragem. Essa tarefa envolveu o uso da linguagem corporal e outras formas de expressão, com foco na representação das ideias presentes no texto. Os alunos tiveram a oportunidade de definir os personagens, elaborar o roteiro e escolher os recursos tecnológicos necessários para a produção do filme.

Além disso, os estudantes também assistiram ao curta-metragem “Violência Urbana”, de Eduardo Goldenstein. Durante a exibição, foram apresentados à narrativa de Maria Cecília Minayo, Pesquisadora Emérita da Fiocruz, que aborda questões sociais sob várias perspectivas, com ênfase na desigualdade que afeta as instituições de ensino e evidencia a violência quando a educação não é libertadora. Minayo destaca que a mortalidade por violência urbana é a terceira maior causa de mortes no Brasil, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares e dos cânceres.

Ao discutir a questão das doenças cardiovasculares, incentivei os alunos a levantarem questões que poderiam ser trabalhadas na educação física. Nesse contexto, o sedentarismo e o bullying foram enfatizados, alinhando-se aos temas abordados nos textos analisados no GVGO. O resultado desse processo foi o curta-metragem "Caso Ravi", que não apenas expressa as ideias discutidas, mas também serve como um veículo de conscientização e formação de conhecimentos na comunidade escolar.


A prática pedagógica que culminou na produção do curta-metragem "Caso Ravi" gerou resultados significativos no desenvolvimento acadêmico e no engajamento social dos alunos. A produção do curta permitiu que os alunos aplicassem conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo habilidades técnicas relacionadas à linguagem audiovisual e à narrativa. Além disso, a escolha de utilizar a linguagem corporal e outras formas de expressão artística facilitou a representação de emoções e situações complexas, tornando a mensagem do filme mais impactante.

Outro resultado importante foi o estímulo ao desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo. Os alunos foram desafiados a analisar e interpretar textos, refletindo sobre questões sociais relevantes e suas implicações no cotidiano. Essa abordagem crítica os motivou a questionar as realidades apresentadas e a buscar soluções criativas para os problemas discutidos, como o bullying e o sedentarismo.

A exibição do curta na comunidade escolar teve um efeito positivo na conscientização sobre os temas abordados, gerando diálogos e reflexões entre os espectadores. Assim, a experiência não apenas contribuiu para a formação integral dos alunos, mas também promoveu uma cultura de discussão crítica e responsabilidade social, ampliando o impacto educacional além das salas de aula. A atividade, portanto, promoveu não apenas a aprendizagem acadêmica, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a capacidade de pensar de forma crítica e criativa diante dos desafios contemporâneos.