Relato de atividade em sala de aula

"EU, VOCÊ E A DIVERSIDADE: A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO"

Visualizações |
Vote aqui
03/11/2024
História, Língua Portuguesa, Ciências, Arte
Empatia e cooperação
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
20
Conceição Aparecida Marzo Luvizutto





Objetivos do Uso do Filme

Descrição Clara e Relevante: Utilizar o filme "Imagine uma menina com cabelo de Brasil" como peça central do projeto educacional, projetado para abordar questões de empatia, diversidade e bullying. Ao longo da narrativa, observar a trajetória da protagonista, que enfrenta desafios relacionados à sua identidade e à forma como é percebida pelos outros. Servir o filme como uma ferramenta poderosa para facilitar discussões em sala de aula, permitindo que os alunos conectem suas próprias experiências às emoções e dilemas da personagem. Utilizar elementos como a relação da protagonista com seus colegas e a maneira como lida com a pressão social como base para discussões sobre respeito e aceitação.

Especificidade: Focar em temas do filme, incluindo a autoaceitação, as dinâmicas sociais entre crianças e o impacto do bullying. Analisar momentos-chave, como as interações entre a protagonista e seus colegas, além dos sentimentos de insegurança em relação à sua aparência. Proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre suas próprias experiências e preconceitos, desenvolvendo uma compreensão mais ampla sobre a importância de respeitar a diversidade. Oferecer um contexto cultural rico, que estimule discussões sobre as diversas formas de beleza e a valorização da individualidade.

Impacto Esperado: Esperar que a exibição do filme promova um impacto positivo na aprendizagem e no comportamento dos alunos. Conectar emocionalmente com a protagonista para desenvolver um maior senso de empatia e aumentar a consciência sobre os efeitos do bullying. Reforçar a autoaceitação e a valorização das características únicas de cada aluno através das atividades que seguirão a exibição do filme, como debates e a criação de autorretratos. Contribuir para que o uso do filme enriqueça a compreensão dos alunos sobre a diversidade e o respeito mútuo, além de ajudar a cultivar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam respeitados e valorizados.


Sequência de Atividades Envolvendo o Filme "Imagina uma menina com cabelo de Brasil"


Atividade 1: Introdução ao Tema
Iniciar com uma roda de conversa onde os alunos compartilharão experiências sobre bullying. Realizar a leitura do livro Flicts, de Ziraldo, para introduzir a temática, utilizando perguntas que estimulem reflexão e empatia.

Etapas:
Roda de conversa sobre bullying (30 min)
Leitura do livro e discussão guiada (30 min)
Métodos: Dinâmica em grupo e leitura compartilhada.
Atividade 2: Exibição do Filme
Assistir ao filme Imagina uma menina com cabelo de Brasil. Após a exibição, guiar uma discussão sobre os sentimentos da protagonista e o impacto do bullying.

Etapas:
Exibição do filme (50 min)
Discussão em grupo com perguntas (20 min)
Métodos: Exibição audiovisual e debate guiado.
Atividade 3: Debate sobre Diversidade
Promover uma roda de diálogo sobre diversidade e identidade, incentivando os alunos a compartilhar o que os torna únicos e refletir sobre diferenças.

Etapas:
Roda de diálogo (30 min)
Métodos: Discussão em grupo e reflexão individual.
Atividade 4: Dinâmica da Chuva de Elogios
Realizar a dinâmica "Chuva de Elogios", onde os alunos escrevem elogios em folhas em forma de nuvem, destacando características positivas dos colegas e professores.

Etapas:
Escrever elogios individuais (20 min)
Montar o mural "Chuva de Elogios" (30 min)
Métodos: Escrita individual e montagem coletiva.
Atividade 5: Produção de Autorretrato
Os alunos criarão um autorretrato em cartolina, usando espelho e lápis de cor, refletindo sobre identidade e singularidade.

Etapas:
Observação no espelho (15 min)
Desenho do autorretrato (30 min)
Interatividade e Engajamento:
Os alunos estarão envolvidos desde a discussão inicial até o autorretrato. A dinâmica "Chuva de Elogios" incentivará interações positivas e reconhecimento mútuo.

Recursos Necessários:

Equipamentos: Projetor, tela e som
Materiais: Livro Flicts, papel, canetas, cartolina e espelhos
Espaço: Sala de aula ampla
Este projeto sensibiliza os alunos sobre respeito e inclusão, culminando na criação de um mural com autorretratos e frases de empatia e respeito, promovendo um ambiente acolhedor na escola.


Resultados da Experiência

Durante a aplicação do filme Imagina uma menina com cabelo de Brasil, foram feitas observações que revelaram aspectos positivos e desafios. O principal ponto positivo foi o alto engajamento dos alunos. A combinação da roda de conversa inicial e da exibição do filme incentivou uma discussão rica, onde os alunos mostraram interesse e empatia ao discutir as experiências da protagonista. A leitura do livro Flicts ajudou a introduzir a temática da identidade e diversidade, facilitando a conexão com o filme. No entanto, enfrentamos desafios, como as diferenças nos níveis de compreensão dos alunos. Alguns tiveram dificuldades em se identificar com a temática do bullying e da aceitação, indicando a necessidade de abordagens mais adaptadas para garantir a conexão emocional de todos com a narrativa.

Um momento marcante foi a criação de autorretratos, onde cada aluno se olhou no espelho para se desenhar. Um aluno, inicialmente relutante em se olhar devido a questões de autoestima, acabou participando. Após o incentivo dos colegas e um ambiente acolhedor criado nas discussões anteriores, ele superou essa barreira e produziu um autorretrato expressivo. Essa experiência demonstrou como a atividade ajudou na aceitação e autoafirmação dos alunos.

Feedback dos Alunos
O feedback dos alunos foi positivo. Muitos relataram que o filme os fez refletir sobre suas próprias experiências e sobre como tratam os colegas. Comentários como “Agora entendo como é difícil para quem sofre bullying” e “Vou tentar ser mais gentil” destacaram a influência da história. Os alunos também valorizaram a dinâmica da “Chuva de Elogios”, que os fez se sentir reconhecidos. No entanto, alguns sugeriram que a discussão sobre diversidade poderia ter incluído mais exemplos além do cabelo da protagonista.

Reflexão
A combinação de atividades mostrou-se eficaz para engajar os alunos. A integração do filme com a leitura e as dinâmicas criativas permitiu uma aprendizagem significativa. O fato de um aluno superar sua resistência ao espelho e participar do autorretrato foi um forte indicativo do impacto positivo da experiência.

Em resumo, a atividade foi valiosa na promoção de empatia e respeito, embora ainda haja espaço para aprimorar as abordagens pedagógicas.