Relato de atividade em sala de aula

ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Visualizações |
Vote aqui
Patrimônio Cultural
03/11/2024
História
Conhecimento
Ensino Médio
16
Sebastião Ricardo Machado Meir
ESCOLA LIBER | MG | Caratinga | Privada





O objetivo de usar o documentário Patrimônio Cultural, que é parte da série Cidades Possíveis, como referência da atividade na sala de aula, é compreender a relevância do patrimônio histórico e cultural como um elo vivo entre o passado e o presente da nossa cidade, Caratinga, localizada no leste de Minas Gerais, promovendo uma conscientização sobre a necessidade de sua preservação. O documentário destaca como o patrimônio não se resume a objetos ou locais históricos, mas envolve um sentido de pertencimento e de identidade que deve ser compartilhado por todos os cidadãos e cidadãs. Ele nos revela a importância de cuidar e preservar o patrimônio cultural para que continuem a contar a história da cidade e de seus habitantes.

Ao assistir ao documentário, os alunos e alunas são levados a refletir sobre como o patrimônio cultural é essencial para fortalecer nossa conexão com a história local e entender que preservar esses elementos é preservar nossa própria identidade. Esse sentimento de pertencimento reforça a responsabilidade de cada um em cuidar e valorizar o patrimônio histórico e cultural, pois ele é parte integrante da história que ajudamos a construir e que deixaremos como legado.

Portanto, assistir ao documentário serviu para inspirar um compromisso pessoal e coletivo dos alunos e alunas com a preservação do que faz parte de nossa memória e identidade, garantindo que as referências evidenciadas nos patrimônios da cidade permaneçam vivas e significativas para as gerações futuras.


Primeiramente, os alunos assistiram o documentário, realizando anotações detalhadas sobre os pontos discutidos e as questões levantadas a respeito da preservação e do valor do patrimônio cultural. Após o filme, discutimos sobre como o documentário define o conceito de patrimônio, sua importância e o papel da sociedade na sua preservação.

Em seguida, os alunos e alunas desenvolveram uma pesquisa para catalogar os patrimônios culturais da cidade de Caratinga. Essa etapa permitiu que eles conhecessem mais profundamente os elementos que compõem o patrimônio local e fortalecessem a percepção de pertencimento em relação a esses bens culturais.

Para fortalecer a conexão com o patrimônio local, os alunos e alunas realizaram uma visita guiada aos patrimônios de Caratinga. Essa atividade em campo permitiu uma observação mais direta sobre as características desses patrimônios, o estado de preservação, e a relação da comunidade com eles. 

Como parte da sequência de atividades, realizou-se um trabalho de campo em Ouro Preto, cidade referência em patrimônio histórico do Braisl. Durante essa visita, os alunos e alunas conheceram os principais patrimônios culturais e históricos da cidade e observaram como são preservados. Eles também tiveram a oportunidade de conversar com moradores locais para entender como a população de Ouro Preto valoriza e interage com o patrimônio. Posteriormente, estudantes produziram pequenos vídeos documentando o trabalho de campo realizado em Ouro Preto. Esses vídeos estão em processo de um curta-metragem, produzidos por eles mesmos, que mostrará a experiência dos alunos e alunas e as lições aprendidas sobre preservação e valorização do patrimônio.

Na volta do trabalho de campo, os alunos e alunas identificaram as possibilidades de preservação e valorização dos patrimônios locais, sugerindo ações que poderiam ser implementadas para fortalecer o vínculo da comunidade com o patrimônio de Caratinga.

Finalizando o projeto, os alunos e alunas produziram vídeos sobre os patrimônios culturais de Caratinga,  para serem divulgados nas redes sociais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade local e promover uma maior valorização dos bens culturais da cidade.


Os resultados dessa experiência, que teve início com a exibição do documentário Patrimônio Cultural, foram surpreendentemente produtivos e enriquecedores, superando as expectativas iniciais do projeto. A proposta inicial de conscientizar os alunos e alunas sobre a importância do patrimônio cultural da cidade foi alcançada com sucesso, gerando impacto positivo, despertando nos alunos e alunas um senso de responsabilidade e pertencimento em relação ao patrimônio local.

Durante o processo, ficou evidente que muitos alunos e alunas tinham um conhecimento limitado sobre os patrimônios de Caratinga e sua relevância histórica e cultural. No entanto, conforme avançaram nas atividades, passando pela catalogação dos patrimônios locais, visitas e trabalho de campo em Ouro Preto, os alunos adquiriram uma compreensão mais abrangente e pessoal sobre o tema. Eles passaram a ver esses patrimônios não apenas como estruturas ou objetos antigos, mas como elementos vivos da história da cidade, que merecem cuidado e respeito para serem preservados.

Essa experiência foi transformadora e gerou reflexões que ultrapassaram o objetivo inicial. Os estudantes começaram a identificar outros pontos na cidade que possuem valor histórico e cultural, como monumentos pouco conhecidos, objetos antigos em locais públicos e manifestações culturais que representam a identidade de Caratinga. Inspirados pelas práticas de preservação observadas em Ouro Preto, os alunos passaram a discutir o potencial de tombamento desses elementos, reconhecendo que proteger o patrimônio é garantir que a memória e a identidade da cidade permaneçam vivas para as próximas gerações.

Esse despertar para a preservação e valorização dos bens culturais de Caratinga foi um dos maiores frutos desse projeto. A experiência ampliou o entendimento dos estudantes sobre o patrimônio e incentivou uma visão crítica e propositiva, demonstrando que a valorização do passado é fundamental para a construção de um futuro mais consciente e conectado à própria história.