Relato de atividade em sala de aula

ALZIRA SORIANO: PIONEIRISMO FEMININO E A LUTA PELA CIDADANIA

Alzira Soriano
05/09/2024
História
Conhecimento
Ensino Médio
35
Lia Araújo




O documentário sobre Alzira Soriano foi utilizado como parte de uma aula de História do Brasil para alunos do ensino médio. O objetivo foi proporcionar uma visão aprofundada sobre a participação feminina na política brasileira, destacando a trajetória de Alzira como a primeira prefeita eleita da América Latina, em 1928. A ideia era abordar temas como os direitos políticos das mulheres, a luta pelo sufrágio feminino e a importância do envolvimento cívico.

A relevância do filme para os objetivos educacionais foi clara: a história de Alzira permitiu explorar o contexto histórico do Brasil pós-República Velha e a ascensão de lideranças femininas. Através do documentário, foi possível relacionar essas conquistas ao Código Eleitoral de 1932, que finalmente garantiu o direito de voto às mulheres. A abordagem da história pessoal de Alzira serviu para humanizar os grandes marcos históricos, tornando o conteúdo mais acessível e interessante para os alunos.


  • Introdução e Contextualização (15 minutos): Antes de assistir ao documentário, a professora fez uma breve introdução sobre o cenário político do Brasil na década de 1920, focando nas limitações e desafios enfrentados pelas mulheres no campo político. A contextualização incluiu a explicação da Lei Estadual 660, de 1927, que autorizava a participação feminina nas eleições do Rio Grande do Norte, estado pioneiro no Brasil.

  • Exibição do Documentário (30 minutos): Os alunos assistiram ao documentário sobre Alzira Soriano, que destacou sua vida, a luta contra o preconceito e misoginia, sua campanha eleitoral e as transformações que implementou como prefeita. Durante a exibição, a turma foi orientada a anotar pontos importantes sobre os desafios e as conquistas de Alzira, bem como suas contribuições para o município de Lajes.

  • Discussão em Grupo (20 minutos): Após o documentário, os alunos foram divididos em pequenos grupos para discutir o impacto da figura de Alzira Soriano no contexto político da época. Foram orientados a comparar a situação política da década de 1920 com a realidade atual, debatendo sobre a evolução dos direitos políticos das mulheres no Brasil. Cada grupo foi desafiado a elaborar um pequeno texto sobre o legado de Alzira e o que ele representa para a sociedade contemporânea.

  • Apresentação dos Grupos (20 minutos): Cada grupo apresentou suas conclusões à turma, destacando as contribuições de Alzira Soriano para a política e a importância do sufrágio feminino. Alguns alunos conectaram a história de Alzira com a luta de outras figuras femininas importantes, como Bertha Lutz e Celina Guimarães, fortalecendo o entendimento sobre o papel das mulheres na construção da democracia brasileira.

  • Reflexão Final e Tarefa (15 minutos): Para encerrar, a professora guiou uma reflexão final, questionando os alunos sobre o que poderiam aprender com a trajetória de Alzira Soriano. A tarefa de casa consistiu em uma redação onde os alunos deveriam refletir sobre a pergunta: "Como a participação das mulheres na política fortalece a democracia?", utilizando exemplos do documentário e outros conteúdos discutidos em aula.


Observações: A aplicação do documentário foi muito bem-sucedida. Os alunos demonstraram grande interesse em conhecer a história de uma figura que, apesar de pouco discutida nos currículos tradicionais, desempenhou um papel crucial na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. A narrativa inspiradora de Alzira Soriano permitiu que os estudantes fizessem conexões importantes com os desafios contemporâneos, como a representatividade feminina e o papel das mulheres na política.

Feedback dos Alunos: Os alunos relataram que o documentário facilitou a compreensão de conceitos como “emancipação política” e “cidadania”. Alguns comentaram que nunca tinham ouvido falar de Alzira Soriano e ficaram impressionados com sua coragem e determinação em um contexto tão adverso. Eles também apreciaram as discussões em grupo, onde puderam compartilhar suas opiniões e ouvir diferentes perspectivas sobre a temática.

Reflexão: O uso do documentário proporcionou um ambiente rico para a construção de conhecimento crítico e envolvimento cívico. No entanto, uma melhoria para futuras aplicações seria incluir mais tempo para discussões interativas, talvez organizando um debate formal entre grupos que abordassem diferentes perspectivas da história das mulheres na política. O uso de filmes históricos, nesse caso, demonstrou ser uma ferramenta poderosa para conectar os alunos ao passado e torná-los mais conscientes de seu papel no presente.