Relato de atividade em sala de aula

“ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”

Visualizações |
Vote aqui
Perdidos na Floresta
21/11/2023
Argumentação
Educação Infantil
12
Adriana Cristina da Silva Barné
E.M.E.I. JOANNA MADÓGLIO DE ALMEIDA | SP | SAO MANUEL | Municipal





O filme foi utilizado com objetivo de abordar, de forma prazerosa, lúdica e divertida, um tema que faz parte de projetos de vida saudável, que se faz necessário ser introduzido nas crianças desde bebês: importância de ingerir frutas, verduras e legumes nas refeições do dia a dia, na escola e em casa. 
 


No dia a dia, faz parte do Plano de Ensino-Aprendizagem abordar com as crianças o hábito da alimentação saudável, estimulando sempre com rodas de conversas, rodas de leitura, brincadeiras e atividades que fazem parte do planejamento das aulas com as crianças. 

Durante a semana foi abordado com as crianças o tema da “Alimentação Saudável” e iniciei com uma roda de conversa para levantamento do que as crianças já sabiam sobre o assunto. Assistimos ao filme do CurtaEducação “Planeta Palavra” - 1° Temporada (Episódios “Perdidos na Floresta” e “Piquenique”). Organizamos o espaço, os alimentos e todos os itens que seriam utilizados para a realização da proposta: 

- Montar os caminhos que seriam percorridos pelas crianças, os locais que estão os alimentos e o mapa que utilizariam para encontrar os alimentos e chegar até o local que seria realizado o Piquenique.  

- Convidar as crianças para assistirem novamente o episódio do Curta Educação, “Perdidos na Floresta” (Série: Planeta Palavra - 1° Temporada). 

- Conversar com as crianças sobre a proposta do dia, que será fazer um piquenique de alimentos saudáveis (frutas, legumes e verduras) que são encontrados na natureza, na floresta, onde é possível encontrar muitos alimentos, assim como os animais que vivem lá encontram para se alimentar.

- Propor para a turma organizar o ambiente para o piquenique com uma pequena parte dos alimentos, mas dizer que é pouco e que precisam sair para procurar mais alimentos na “floresta” e que, para não se perderem na floresta, um amigo deixou um mapa para encontrar os alimentos sem se perder e voltar para realizar um delicioso piquenique.

 


De forma lúdica e de “faz de conta”, adaptamos a atividade em relação ao filme do CurtaEducação, convidamos as crianças a sair em busca dos alimentos para o piquenique. Iniciamos a busca percorrendo um caminho indicado por setas, que levava a um local com alguns alimentos. Durante o momento, instigamos as crianças, perguntando como vamos voltar e encontrar o local do piquenique, onde já estava montado com alguns alimentos. O mapa foi deixado neste local para que alguém encontrasse, quando encontrado pelas crianças, seguimos o mapa, percorrendo o caminho demarcado com setas e, com os alimentos, percorremos o caminho que levou até o local do piquenique.

Quando chegaram ao local do piquenique, encontraram um lindo e saboroso banquete com os alimentos saudáveis. Foi proporcionado um momento de degustação dos alimentos de sua preferência, porém foram estimulados a experimentarem os alimentos que não conheciam ou que não aceitavam nas refeições diárias, deixando à vontade caso não quisessem provar. Foi proporcionado um momento surpresa, prazeroso, estimulando a alimentação saudável. 

Concluímos a proposta propondo que as crianças brincassem com massinha de modelar, reproduzindo o piquenique, modelando os alimentos nas cores e formas dos alimentos que conheceram e saborearam, tornando significativo o processo de aprendizagem proposto com a atividade.  

A Alimentação Saudável é tema de projeto em nossa escola e conteúdo do material didático para Educação Infantil “Crianças Bem Pequenas”, utilizado no planejamento de aulas do Município de São Manuel-SP.  Um trabalho em parceria com as famílias, onde sempre estamos em contato com as mesmas em relação a alimentação das crianças na escola e em casa, tema esse muito importante para o desenvolvimento do hábito de se alimentar de forma saudável e melhor aceitação do cardápio da escola. As crianças ficaram surpresas, demonstrando alegria e ansiedade em comer os alimentos com os quais se depararam no banquete montado para elas. Foi possível observar os alimentos que comem com prazer e os alimentos que precisam ainda ser estimulados a comerem. Contudo, foi uma experiência prazerosa e que contribuiu com o Projeto Alimentação Saudável da Escola.