Relato de atividade em sala de aula

LIBERDADE À IMAGINAÇÃO, APESAR DAS MAZELAS DA VIDA...

Visualizações |
Vote aqui
Patativa
13/09/2012
Língua Portuguesa
Ensino Médio
22
Lourdes Casanova
EE CANDIDO MARIANO | MS | Aquidauana | Estadual





- Reconhecer a língua como um conjunto heterogêneo de variedades linguísticas; - Perceber o preconceito linguístico existente em relação ao emudecimento de seus usuários; - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.

1ª etapa - 50 minutos Leitura do texto sobre a biografia do poeta sertanejo; reflexões sobre sua vida, sua criatividade e imaginação - (15min) Visualização de curtas-metragens Filmes: Patativa de Assaré "Vida e Obra" (04:28"") http://www.youtube.com/watch?v=enORYAB5DMM *** Propiciar momentos de diálogo, instigando os alunos à situação de vida do poeta, o caminho que ele escolheu para sua vida, refletir qual lição pode-se tirar fazendo um comparativo com a nossa atual realidade de vida, etc. "A triste despedida" (08:58") http://www.youtube.com/watch?v=r- 8rsqTJi-0&feature=related *** Qual a mensagem que o poeta transmite? Seria um sonho partir para de sua cidade natal? O que busca com esta partida? Será que a situação de vida melhorou? E a sua situação enquanto estudante desta escola, enquanto cidadão, impulsiona-o para grandes sonhos, projetos ou preferem a versão "deixa a vida me levar"?. Qual a percepção que podem ter a partir dos vídeos, refletindo e trazendo para sua realidade atual? (8 min) 2ª etapa: 10 horas aulas Proposta para produção do aluno: Pesquisa de poesias de Patativa do Assaré e imagens referentes aos poemas. Produção de poesias e imagens a partir da releitura destes poemas. Ensaios para dramatização dos poemas produzidos pelos alunos. Apresentação dos poemas em forma de cantada. Filmagem da apresentação. Filmagem de ambientes diversificados para edição do vídeo da cantada apresentada pelos alunos em sala de aula. Produção e edição de curtas metragens. Divulgação no blog, facebook da escola, site da SED e pátio da escola para comunidade interna e externa. Avaliação: Participação e envolvimento dos alunos durante a realização das atividades, desenvoltura na apresentação das poesias, criatividade na produção dos vídeos para divulgação do resultado do trabalho.

A experiência foi válida, pois, além de propiciar reflexões sobre a língua como um conjunto heterogêneo de variedades linguísticas, os alunos também puderam perceber o preconceito linguístico existente em relação ao emudecimento de seus usuários e confrontaram opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal. Durante as pausas no filme, os alunos expressaram suas ideias em relação à linguagem informal, questões regionais, migração e o sonho do povo nordestino de sair da sua terra natal devido à seca, em busca de condições de vida melhor em outras regiões. Houve momentos em que os alunos relataram o desconforto que sentiram em relação à situação do poeta de Assaré (Patativa) que, apesar de todas as mazelas que sofria devido à falta de água, por ser trabalhador da roça, ter pouco estudos, porém muita imaginação, criatividade e percepção de mundo, enquanto eles nunca passaram por tal situação; na posição de "patrões" comparando-se na posição do poeta e comentaram o quanto levam a vida na brincadeira, sem grandes preocupações com os estudos e o futuro. Quanto à produção dos alunos, foi realizada a releitura dos poemas de Patativa do Assaré. Posteriormente, os alunos apresentarão de maneira cantada e dramatizada para toda comunidade escolar. Será feita uma filmagem das apresentações para serem editadas em curtas e postadas no blog da escola.