Relato de atividade em sala de aula

ENTREVISTA COM CLARICE

Visualizações |
Vote aqui
Clandestina Felicidade
14/12/2009
Ensino Médio
35
Luzia Ione Chechi
ABDALLA MIGUEL | SP | Tabatinga | Estadual





Promover um maior conhecimento sobre a autora,bem como utilizar o filme como ponto de partida para desenvolver uma produção de texto dentro do gênero entrevista(conteúdo que faz parte da proposta curricular do 2ºano do Ensino Médio do Estado de São Paulo).

Estudo prévio do gênero entrevista e suas características; -Estudo prévio das características da obra de Clarice Lispector-principalmente de sua ruptura com o conto tradicional; -Leitura do conto Felicidade Clandestina,análise e discussão sobre o mesmo; -Exibição do curta Clandestina Felicidade,discussão sobre o filme; -Relatório de semelhanças e diferenças entre o filme e o conto; -Pesquisa biográfica de Clarice Lispector e levantamento de traços autobiográficos no conto analisado e de traços biográficos presentes no filme Clandestina Felicidade; -Elaboração de uma entrevista com prguntas e respostas coerentes com as informações e dados obtidos com a pesquisa biográfica ,com a leitura do conto e com a exibição do filme; -Socialização dos trabalhos e das entrevistas realizadas; -Os alunos se dividiram em grupos para a realização dos trabalhos e das entrevistas.

A experiência superou as expectativas porque uma boa parte dos alunos realmente se interessou pelo projeto que foi re alizado em grupo.Eles já tinham tido um contato (superficial)com a autora,pois já havia sido feito um rápido estudo de algumas de suas características quando estudaram o conteúdo exigido pela proposta curricular adotada pela escola,mas com a leitura do conto e com a exibição do filme muitos pontos puderam ser melhor compreendidos e melhor apreendidos.Fazer pesquisa biográfica é uma coisa que os alunos consideram "fácil",pois a ionternet disponibiliza qualquer dado de maneira simples e rápida,portanto atrelar essa pesquisa a um objetivo além foi fundamental para tornar o trabalho mais significativo e a necessidade de levantar traços biográficos e autobiográficos no conto e no filme fez com que eles realmente levantassem e relacionassem certas informaçõe e não apenas "copiassem" informações. Saber da vida ,infância e experiências dos autores é algo que sempre interessa aos alunos,já que torna o assunto mais leve e também humaniza os autores que muitas vezes são vistos como pessoas dotadas de capacidades especiais ou "superdotados".Foi muito prazeroso vê-los descobrindo os traços biográficos no filme e também no conto.Alguns grupos foram além e leram outros contos relacionados ao filme(Restos de Carnaval ,por exemplo).Durante a socialização do s resultados dos trabalhos on de cada grupo apresentou rapidamente seu trabalho,uma aluna que é "fâ" de Clarice Lispector até se referiu á personagem Macabéa do romance A Hora da Estrela e que é personagem do filme. As entrevistas elaboradas também foram bem interessantes pois eles conseguiram apreender muitos aspectos importantes da personalidade de Clarice Lispector.Um dos grupos optou por entrevistar a persongem Clarice do curta e foi muito apreciada por todos os demais.resta salientar que tudo isso foi feito em pouco tempo e não foi nada complexo ou muito elaborado.