Relato de atividade em sala de aula

CURTA LITERATURA

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Ilha das Flores
26/11/2009
Ciências
Ensino Médio
150
Adriana Luz





Abordar temáticas relacionadas ao livro O CORTIÇO -
de Aluísio de Azevedo - tais como: Liberdade (e a falta dela), a sociedade em que vivemos, as relações de poder, a exploração,a manipulação, seres humanos comparados a animais, o determinismo, o problema da Educação no Brasil, a ganância, o consumismo, dentre outros...

Primeiramente,apresentei aos alunos alguns poemas e frases que versavam sobre o conceito de liberdade.Depois,pedi que me dissessem o que significava para eles a palavra LIBERDADE.Com base nos relatos,discutimos fatores como:ganância,abuso de poder,consumismo,e outros preponderantes para a falta de opção de qualidade de vida de uma boa parcela do povo brasileiro.Para reforçar, apresentei trechos de músicas, entrevistas e manchetes de jornais e revistas. Em seguida, apresentei o ILHA DAS FLORES.As discussões foram tão enriquecedoras,que acabaram servindo como fontes de inspiração para um PROJETO DE LEITURA o qual denominei: PROJETO CURTA LITERATURA.Na aula seguinte,levei outros curtas e apresentei o projeto, desafiando-os a participar. O interesse foi total. E as tarefas que teriam de "cumprir" eram: 1ª - QUIZ - prova escrita (perguntas objetivas sobre a obra) 2ª - CIRCUITO - maratona em que os alunos deveriam responder a questões oralmente. 3ª - PRODUÇÃO DE TEXTOS - inspirados na obra lida. 4ª - PRODUÇÃO DE UM CURTA (vídeo de 5 a 07 min). Na produção (categorias documentário, ficção, adaptação etc.) deveriam constar os elementos: análise e apresentação crítica; relação com a atualidade, com o conteúdo da obra e do curta que serviu de base; originalidade/criatividade. As turmas foram definidas como equipes. Cada equipe foi dividida em quatro grupos. Cada grupo ficou com uma das atividades. Fizemos um sorteio para definir as atividades de cada grupo. Houve rodízio de participação nas atividades, de forma que,ao final do ano,todos os grupos passaram por todas as atividades. Estas, a cada bimestre aconteciam num único dia, sendo que a última era sempre a exibição dos curtas. As três primeiras ocorriam concomitantemente. Ou seja, em cada sala, havia uma equipe (de cada turma) para cumprir a tarefa. As equipes dos curtas apresentavam seus trabalhos no final, para que os outros alunos pudessem prestigiá-los. Essas apresentações dos curtas ocorriam no teatro do colégio.

O nome do Projeto teve a ambiguidade suficiente que eu esperava para agradar a faixa etária com o qual trabalhamos: Curta (do verbo curtir) e curta (de curta metragem). A idéia foi unir a leitura e análise de obras literárias às produções de curtas, de forma dinâmica, agradável,porém crítica e reflexiva. Ao final do projeto (no mês de novembro), foi realizado um grande evento, no TEATRO(espécie de OSCAR DA LITERATURA), para a premiação dos melhores curtas e da equipe com maior pontuação durante todo o projeto. Na ocasião, estavam presentes: alunos, professores, os pais e amigos de nossos estudantes. Foi uma noite memorável, de muitas emoções. Vários alunos dizendo-se ansiosos para o próximo ano e que, inclusive, já tinham ideias para suas novas produções. O mais interessante (e gratificante) para mim, como educadora e apaixonada por projetos educacionais, foi ver a adesão total de nossos alunos e dos professores de Língua Portuguesa. E, principalmente, a adesão das coordenações de série que participaram ativamente em todas as etapas e seguiram adiante com as propostas do projeto, mesmo depois quando eu saí de licença maternidade. Tais participações foram fundamentais para o sucesso do Projeto que, no próximo ano, já estará em sua 2ª edição. A intenção, agora, é inovar, levar outros temas, outros curtas, acrescentar vídeos, músicas, poemas, ou seja, não parar de "desafiar" e motivar nossos alunos. Os livros adotados foram: 1ª série Senhora - José de Alencar Vítimas algozes - Joaquim Manuel de Macedo Largo da Palma - Adonias Filho Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto 2ª série O Cortiço - Aluísio Azevedo Vidas Secas - Graciliano Ramos Macunaíma - Mário de Andrade Quarup - Antonio Callado Alguns dos curtas que levei para a sala de aula, além do ILHA DAS FLORES, como ferramentas "inspiradoras" e reflexivas, foram> - MÃO MÃE - A CHAVE - (CASA DE MÁQUINAS) - 10 CENTAVOS - dentre outros