Relato de atividade em sala de aula

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E LAÇOS FAMILIARES

Visualizações |
Vote aqui
Minhocas
27/11/2008
Biologia, Geografia, História
Educação Infantil
23
Rita de Cássia S. R. Sisdelli
TAPERA CRECHE MUNICIPAL | SP | Americana | Municipal





Preservar o meio ambiente; não maltratar os animais, todos tem a sua importancia e função dentro do ecosistema; relações Familiares

Foram dois momentos em que assistimos ao filme, alunos/professora: 1º momento - falei que iamos assitir a um video, fiz suspense, pedi que prestassem atenção. Não dei o nome do filme. Observei a reação dos alunos se sabiam o que estavam vendo. Todas as observações foram anotadas. 2° momento - em outro dia assistimos ao filme novamente, só que antes de assistirmos falei o nome do filme e que ia questioná-los sobre o que estavam assistindo, associando ao seu dia-a-dia. Utilizei o livro: "Minhocas" que temos em nossa biblioteca, mostrando como vivem, onde moram, o que fazem e a contribuição das mesmas para o meio ambiente. Estabelecemos relações e comparações do video com o livro. Pesquisa de campo: procurar minhocas pelo jardim da creche. Observar a relação familiar: Respeito,respeito ao mais velho, amor, carinho, preocupação com o outro, cuidados com perigos, cuidados com as palavras(palavrão). Artes Plásticas: desenhar e pintar a minhoca(sulfite e giz de cera); massinha - usar a criatividade , fazer minhocas; desenhar no chão(quiosque) minhocas utilizando giz de lousa.

As crianças ao assitirem ao filme, mostraram-se surpresas, pois não sabiam a que filme iriam assistir, observaram atentamente cada detalhe do filme e os comentários foram os mais variados. Falaram inclusive que o pai foi pescar e levou minhocas e que é por isso que a minhoca do filme tinha um machucado na barriga, por causa da pescaria; expliquei que a minhoca é colocada no anzol e jogada no rio para atrair os peixes e são furadas, por isso se machucam. Ficaram com pena da minhoca, mas expliquei também, que hoje em dia existem outros recursos para pescar, não precisa-se usar a minhoca. Pediram para assistir ao filme, novamente. Na 2ª vez que assistiram ao filme, prestaram mais atenção e comentaram o tempo todo. Os comentários foram os seguintes: - que o filho usa óculos igual a Rita(professora), - que a barata tem voz engraçada - risos; - que o menino está brincando - tatu- bola; - que a minhoca é vermelha, marrom; - que tem duas minhocas; pai e filho, passeando; - que o filho minhoca falou: boa noite pai, mãe e avô; - que está de noite, escuro; - que a minhoca mora embaixo da terra; - que na casa dela tem um monte de minhocas. - que bundão é palavrão, que se fala bumbum; - que o passarinho vai comer a munhoca; -que a minhoca escapou do passarinho; - que a mamãe minhoca apagou a luz(uma criança disse que tem medo quando a mãe dele apaga a luz); - que tinha um relógio no filme e perguntaram para a professora, que horas eram; - que o passarinho fica no ninho na árvore; - que o filhonho era bonzinho, obediente; - que porque sim não é resposta. Observei então, quão ricos são estes questionamentos, como as criançcas são detalhistas e questionam o tempo todo, querem respostas para tudo e não aceitam qualquer resposta, e que através destes questionamentos as aulas cresceram muito, pois foram aproveitados interdisciplinariamente em outros momentos.Quando mostrei o livro Minhocas foi possivel aprofundar mais a rica experiência que tivemos com o filme.