Relato de atividade em sala de aula

MUITO PRODUTIVO

Visualizações |
Vote aqui
Minhocas
10/09/2008
Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
35
marciano José Emilio da Silva
ESCOLA MUNICIPAL MAURICIO GERMER | SC | Timbó | Municipal





Analisar o espaço geográfico onde as minhocas estavam localizadas e comparar com o espaço atual do ser humano.
Compreender os perigos que as minhocas passaram e associar este perigo
aos perigos e problemas que a globalização e o desconhecido pode trazer ao ser humano.
Associar ao comportamento deles quanto a curiosidade em sala de aula e ao medo do desconhecido.
Entender
onde realmente é o céu, a atmosfera, quais suas camadas e seus segredos.

Primeiramente a observação e anotação de dados do filme. Debate em sala de aula sobre como pode ser o espaço das minhocas, as propriedades da terra, como é esta terra onde as minhocas cavam, que solo deve predominar nesta região. Logo depois foi feito uma pergunta para eles responderem: Para onde é o céu? É claro que todos responderam que é para cima, ao que respondi o seguinte: "pessoal, que formato tem a Terra? não é redonda? então o céu é para todos os lados certo e não apenas para cima..." Percebam que o céu das minhocas era para baixo! E assim fomos construindo idéias cada vez mais interessantes... Até que finalmente todos escreveram um relato no caderno dizendo que mensagem o filme havia passado para eles.

Os alunos adoraram este filme! No começo achei que eles não estivessem gostando muito, mais conforme o filme foi avançando eles foram ficando encantados e começaram a anotar interpretações. Tivemos muitos comentários em relação ao filme, um deles é que o comportamento das minhocas é comparável à curiosidade deles dianete do que o mundo moderno nos impõe. Enfim, o projeto Curta na Escola para mim está sendo uma experiência inesquecível e acredito que para os alunos também!