Deseja-se que os temas trabalhados ao longo do projeto possam ser internalizados pelos alunos de forma a contribuir para mudança de atitudes, transformando-os em seres capazes de sentir-se integrantes da natureza, atuando de forma crítica, criativa, respeitosa e responsável em relação ao meio ambiente.Tem-se também por objetivo que possam compreender que os problemas ambientais interferem na vida das pessoas, tanto local como globalmente; que
valorizem
os conhecimentos que já possuem, adquiridos em experiências cotidianas, confrontando-os com os conceitos aprendidos na escola e refletam sobre a importância das atitudes individuais ou coletivas para a preservação e uso racional dos recursos do planeta
- Sensibilização - perceber-se integrante do meio em que vive. Etapa trabalhada, por meio de vídeos, vários tipos textuais, música e dinâmica;
- Percepção Ambiental - percepção do ambiente mais próximo: escola, casa e quarteirão onde mora; realizada por meio de fotos, desenhos, observação, questionário, conversa e entrevista com familiares e vizinhos. A partir deste diagnóstico local, levantamento dos possíveis problemas ambientais formulando hipóteses, discutindo soluções e delineando o tema.
- Intervenção do PAP 3: oferecer embasamento teórico e orientação no intuito de subsidiar o PAP 4 em sua posterior intervenção.
- Intervenção do PAP 4 na escola e junto à família e produto final.
- Trabalho com diferentes tipos de textos, desde narração e descrições, até pomas e letras de músicas fazendo uso de organizadores de gráficos para a informação, como desenhos, fotos fichas, esquemas quadros, gráficos e tabelas.
-Reescrita de textos, escrita de textos informativos, narrativos, crônicos e descrição de espaços.
- Confecção de maquetes, mapas e identificação de mudanças e permanências.
-Confecção de cartazes, com desenhos, recorte e colagem para apresentação das características ambientais em que vive e as relações pessoais e culturais dos alunos e de sua comunidade com a natureza;
Por meio de diferentes textos, comparação, analise, síntese e reescrita sobre temas tais como:
Mudanças de hábitos de utilização de água, energia, em casa e na escola;
Forma de coleta destino e destino do lixo, reciclagem, os comportamentos responsáveis,
Abastecimento do lençol freático, preservação do solo;
produção e destino do lixo em casa em casa e na escola;
As formas de poluição, do ar, do solo, da água e sonora.
Compostagem, material orgânico;
Erosão, causas e cuidados, reflorestamento;
Praticas de evitar desperdícios de água, de energia e de alimentos:
Conhecendo o solo;
Convivência entre os seres vivos, ecossistema e desequilíbrio ecológico
A atividade proporcionou um debate entre as crianças que logo perceberam a relação da fábula que havíamos trabalhado, as imagens apresentadas pelo filme "Ilha das flores" e o nosso comportamento, atitudes e cuidado com o planeta. Observei o grande interesse das crianças com as atividades, embora inicialmente tenham apresentado pouco conhecimento sobre o tema. A descoberta dos prejuízos causados à natureza pelo lixo que produzimos foi motivo de grandes debates entre a classe. Percebi que os próprios alunos passaram a policiar suas atitudes relativas à produção de lixo.
A cada trecho discutido no filme, os alunos questionam e opinam. O aluno Matheus finalizou seu relato sobre o vídeo falando que antes a escola não ensinava sobre como cuidar do Meio Ambiente e agora ela ensina. As atividades propostas, as dinâmicas e cartazes produzidos demonstraram uma descoberta por parte das crianças de como mudar de atitude em relação as nossas rotinas. O trabalho com texto coletivo foi excelente, demonstrando que as crianças conseguiram assimilar as principais informações e boa percepção de seu entorno. Durante as apresentações das pesquisas realizadas na classe, as crianças revelaram que não tinham muito conhecimento sobre os temas animais em extinção e acumulação do lixo. Alguns relatos foram de encantamento e descoberta. A atividade foi muito gratificante. As experiências apresentadas no vídeo a precipício foram chocantes, mas ao longo dos debates os alunos foram relacionando aos acontecimentos que hoje tanto se fala na mídia, inclusive relacionaram outro vídeo assistido, "A velha historia", à extinção dos animais e perceberam que quando eles saem de seu habitat natural, ao voltarem não sobrevivem.
As crianças concluíram que a maior dificuldade para colocar em prática tudo o que já aprenderam está principalmente nos adultos, pois são eles os que mais contribuem para sujar o Meio Ambiente.