Relato de atividade em sala de aula

RESGATE DA LITERATURA

Visualizações |
Vote aqui
Clandestina Felicidade
30/10/2008
Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
30
Rita Maria Góis de Moura
CEMI - PROF ALCIDES RODRIGUES PEREIRA | MG | Itabirito | Municipal





Resgatar o gosto por bons livros literários.Proporcionar aos alunos o prazer de uma boa leitura, veinculando o conhecimento de mundo ao que é apreendido em sala de aula no dia-a-dia. É interessante ressaltar também que mesmo com as dificuldades de quem ficou fora da sala de aula há muito tempo, recordar regras da língua e diferenciar o ensino de anos atrás do atual torna-se interessante quando visto de maneira prazeirosa.
Mostrar como interpretar bons textos, bem como dissernir compreensão de interpretação textual.
E ainda, estudar e comparar os diversos tipos de textos existentes na nossa língua, suas respectivas linguagens e diversidade cultural. Conhecer um pouco da literatura miscigenada de várias culturas e seus respectivos autores suas histórias.

Assistir ao filme sem interrupções e na seqüência, com interrupções, fazendo comentários. Ler o conto "Felicidade Clandestina"de Clarice Lispector e responder às questões propostas (vocabulário, compreensão e interpretação). Fazer analogia entre o conto, o filme assistido e a vivência de mundo que possuem. Elaborar paralelos entre o tema do conto e a vida de cada um, o que é possível, o que é prazeroso e o que é proibido em todas as fazes da nossa vida. Desenvolver, a partir do tema, textos diferenciados, com ênfase da poesia. Conceituar e desenvolver um varal de poemas para exposição. Conceituar, estudar, buscar diferentes tipos e culturas do "estilo". Desenvolver um sarau (1ª Sarau da EJA - Educação de Jovens e adultos) com difentes apresentações. Resgatar o gosto pelos diferentes tipos de textos, músicas que proporcionem conteúdo e estrutura para análise. Ampliar o vocabulário e questões ortográficas de valores culturais e gramaticais. Aperfeiçoar a cultura do falar em público, dos tipos de erros permissíveis aos interlocutores, das "gafes" e responsabilidades da linguagem oral. Com textos em mãos, conferidos, conceitos formados(cantigas, leitura de textos, causos, varal de poemas, literatura de cordel, diversidade cultural, artes...), muita boa vontade e participação do grupo, chegou a hora de planejar o sarau que foi a culminância de tantos estudos, conceitos e aprendizado. Em dia e local planejado e organizado para o evento, compareceram alunos e convidados proporcionando um grande aprendizado aos presentes. Com causos, coral, apresentação de alunos e convidados e um simpático grupo musical.

Foi fantástica a experiência proporcionada a alunos, professores e demais convidados. Uma bela culminância de um estudo minucioso a respeito de uma obra. Muitos não sabiam conceituar sarau, foram por curiosidade ou "obrigação" de participar. Saíram satisfeitíssimos e pedindo "bis", o que muito alegrou a equipe da escola. O que dá certo é preciso ser divulgado e melhorado. A apresentação de cada um foi ímpar e a participação dos presentes unânime.Contaram causos, cantaram, recitaram, surpreendendo a todos. A timidez foi deixada para trás e o desejo de participar "falou mais alto". Cada olhar brilhou mais ao ser aplaudido e a descontração do grupo contribuiu para o sucesso do momento. Foi um sucesso. Aprendemos literatura, biografia e cultura, muita cultura...