Relato de atividade em sala de aula

MEIO AMBIENTE E A CIDADANIA, ISTO EXISTE?

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
11/11/2007
Biologia
30
Viviani B. Marques
COLEGIO IESVILLE | SC | JOINVILLE | Privada





Os objetivos do filme foram discutir
questões de cidadania que envolvem emprego e renda,a mais valia, a discriminação social e os impactos do consumo no meio ambiente, as soluções para o problema da discriminação social, da pobreza e dos impactos negativos no meio ambiente.

Antes do vídeo foram levantadas as questões que os alunos consideraram importantes para se a Cidadania. Os tópicos por eles citados foram anotados na lousa e rapidamente discutidos para que todos tivessem uma referência para assistir o filme. Em seguida foi apresentado o filme e depois feita uma mesa redonda onde os alunos colocaram suas opiniões sobre o que viram e, com a mediação da professora, fizeram a ligação do que citaram no início da aula , os temas que foram trabalhados na disciplina até o momento, o que viram no filme e como estas questões se aplicam em Joinville.Todos os alunos tiveram oportunidade de se expressar, porém é difícil chegar num consenso ou uma fórmula "mágica" de como alcançar cidadania de fato e a preservação ambiental.

Muitos alunos ficaram abismados ao ver filme e mencionaram isto em suas falas. Não admitem que pessoas precisem buscar comida num lixão e muito menos que um porco tenha a preferência sobre as pessoas. Perceberam a relação capital x trabalho e a discriminação que existe entre pessoas das diferentes classes sociais. Para eles , bem criados, que não passaram tantas dificuldades financeiras na infância, é um tapa na cara ver crianças num lixão em busca de resto de comida.Também discutiram a questão do consumo consciente e a quantidade de lixo que produzimos, afetando diretamente a saúde do planeta e a nossa sáude em geral. Na mesa redonda questionaram-se sobre como ter e como fazer que todas as pessoas tenham cidadania de fato e não apenas no papel. O filme não é novo mas é bastante atual e isso incomoda as pessoas. A pergunta que ficou foi: Esta ilha das flores ainda existe? O lixão está em funcionamento?