Plano de Aula

CIENTISTAS BRASILEIROS

Cientistas Brasileiros - César Lattes e José Leite Lopes | Documentário | De José Mariani | 2002 | 54 min | RJ
07/04/2022
Ensino Médio
Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Química, Física
Sandra Zawaski
Acesse a ficha do filme



Caro Professor, o documentário “Cientistas Brasileiros” é um material muito rico para ser trabalhado em sala de aula no Ensino Médio, pois o mesmo aborda conceitos tratados nas disciplinas que compõem a área das ciências da natureza, especialmente nas disciplinas de Física e Química, bem como nas disciplinas que compõem a área das ciências humanas e linguagens, desenvolvendo um estudo interdisciplinar e transdisciplinar, com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


O documentário aborda aspectos importantes da história do Brasil contados a partir da visão de importantes cientistas nacionais, através de relatos sobre as pesquisas realizadas, principalmente sobre a Energia Nuclear e a relação da pesquisa com o investimento necessário para seu desenvolvimento.


As tecnologias digitais trouxeram uma vasta gama de possibilidades que podem ser utilizadas na sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem. Os audiovisuais, ou vídeos/filmes, fazem parte destas possibilidades e ganham cada vez mais espaço, pois agrega a visualização e a sensibilização além da fala num mesmo material, interligadas e sobrepostas, tornando-o  atrativo para os estudantes, por isso sua indicação de uso no cotidiano escolar e seria um desperdício utilizá-lo em uma única disciplina, pois  um filme viabiliza o estudo de diversos conceitos várias disciplinas. 


Referindo-se a este documentário exclusivamente, é possível trabalhar conceitos das disciplinas de Física e Química, como citado acima, mas também conceitos relacionados às disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, além das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa, sendo assim, o trabalho pode ser realizado de forma inter e transdisciplinar.


Professora, Professor, muitas vezes cada turma de estudantes requer uma didática diferente de trabalho, porém, mesmo ciente dessas peculiaridades ofereço uma proposta de utilização.



  1. dialogar com colegas Professores das disciplinas citadas anteriormente para realizar a atividade em conjunto, objetivando o trabalho interdisciplinar e/ou transdisciplinar;

  2. assistir o documentário com a turma, salientando que são necessárias 02 horas aula;

  3. incentivar os estudantes para responderem as questões que surgem no decorrer do documentário, para oportunizar a atenção e a compreensão do assunto;

  4. após assistir o episódio, estabelecer  diálogo com os estudantes, buscando a melhor compreensão dos assuntos abordados e realizando questionamentos sobre pontos que não ficaram totalmente esclarecidos;

  5. em seguida, cada Professora e Professor aborda os conceitos tratados no documentário referentes a sua área do conhecimento;

  6. como conclusão do trabalho, escolher um assunto abordado no documentário que possa ser tratado em todas as disciplinas e desafiar os estudantes para que construam frases impactantes, obedecendo a gramática e a pontuação. Essa produção pode ser feita em forma de cartaz e fixada em área de fácil visualização para todos os estudantes da escola. Como sugestão de assunto pode ser a relação entre pesquisa e investimento.


A partir do episódio, é possível tratar conceitos como: 


Física


1º ano


Cinemática escalar - conceitos básicos


2º ano


Ondulatória - Comprimento de onda


Óptica - refração de luz


3º ano


Energia  nuclear


Química:


1º ano 


Átomo


Modelos atômicos 


Propriedade da matéria 


2º ano


Termodinâmica


Cinética química


Energia Nuclear


Outras disciplinas 


Geografia


História


Filosofia


Sociologia 


Língua Portuguesa


Língua Inglesa


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


Competências gerais


2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas


5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva


Competências específicas


Ciências da Natureza e suas Tecnologias


Competências:


1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.


3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


Habilidades:


(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.


(EM13CNT103) Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.


(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.


(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.


(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.


(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental


(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.


(EM13CNT306) Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.



EM13CNT101 - Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
EM13CNT103 - Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.
EM13CNT104 - Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
EM13CNT106 - Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.
EM13CNT201 - Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
EM13CNT302 - Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
EM13CNT303 - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
EM13CNT306 - Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
EM13CNT309 - Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.




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