Caro Professor, o documentário “Cientistas Brasileiros” é um material muito rico para ser trabalhado em sala de aula no Ensino Médio, pois o mesmo aborda conceitos tratados nas disciplinas que compõem a área das ciências da natureza, especialmente nas disciplinas de Física e Química, bem como nas disciplinas que compõem a área das ciências humanas e linguagens, desenvolvendo um estudo interdisciplinar e transdisciplinar, com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O documentário aborda aspectos importantes da história do Brasil contados a partir da visão de importantes cientistas nacionais, através de relatos sobre as pesquisas realizadas, principalmente sobre a Energia Nuclear e a relação da pesquisa com o investimento necessário para seu desenvolvimento.
As tecnologias digitais trouxeram uma vasta gama de possibilidades que podem ser utilizadas na sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem. Os audiovisuais, ou vídeos/filmes, fazem parte destas possibilidades e ganham cada vez mais espaço, pois agrega a visualização e a sensibilização além da fala num mesmo material, interligadas e sobrepostas, tornando-o atrativo para os estudantes, por isso sua indicação de uso no cotidiano escolar e seria um desperdício utilizá-lo em uma única disciplina, pois um filme viabiliza o estudo de diversos conceitos várias disciplinas.
Referindo-se a este documentário exclusivamente, é possível trabalhar conceitos das disciplinas de Física e Química, como citado acima, mas também conceitos relacionados às disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, além das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa, sendo assim, o trabalho pode ser realizado de forma inter e transdisciplinar.
Professora, Professor, muitas vezes cada turma de estudantes requer uma didática diferente de trabalho, porém, mesmo ciente dessas peculiaridades ofereço uma proposta de utilização.
- dialogar com colegas Professores das disciplinas citadas anteriormente para realizar a atividade em conjunto, objetivando o trabalho interdisciplinar e/ou transdisciplinar;
- assistir o documentário com a turma, salientando que são necessárias 02 horas aula;
- incentivar os estudantes para responderem as questões que surgem no decorrer do documentário, para oportunizar a atenção e a compreensão do assunto;
- após assistir o episódio, estabelecer diálogo com os estudantes, buscando a melhor compreensão dos assuntos abordados e realizando questionamentos sobre pontos que não ficaram totalmente esclarecidos;
- em seguida, cada Professora e Professor aborda os conceitos tratados no documentário referentes a sua área do conhecimento;
- como conclusão do trabalho, escolher um assunto abordado no documentário que possa ser tratado em todas as disciplinas e desafiar os estudantes para que construam frases impactantes, obedecendo a gramática e a pontuação. Essa produção pode ser feita em forma de cartaz e fixada em área de fácil visualização para todos os estudantes da escola. Como sugestão de assunto pode ser a relação entre pesquisa e investimento.
A partir do episódio, é possível tratar conceitos como:
Física
1º ano
Cinemática escalar - conceitos básicos
2º ano
Ondulatória - Comprimento de onda
Óptica - refração de luz
3º ano
Energia nuclear
Química:
1º ano
Átomo
Modelos atômicos
Propriedade da matéria
2º ano
Termodinâmica
Cinética química
Energia Nuclear
Outras disciplinas
Geografia
História
Filosofia
Sociologia
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.
Competências gerais
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva
Competências específicas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competências:
1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Habilidades:
(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
(EM13CNT103) Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.
(EM13CNT104) Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.
(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental
(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
(EM13CNT306) Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.