O documentário “Solano Trindade” apresenta informações presentes na biografia Solano Trindade - o poeta do povo, a qual retrata a vida e obra do poeta pernambucano, que nasceu em 1908 e faleceu em 1974.
O documentário de classificação etária livre apresenta relatos diversos de amigos, de colegas e de familiares do artista e pode ser apresentado para os estudantes do Ensino Médio.
O trabalho de Solano Trindade passou por diferentes esferas das artes, como a dança, a música, a poesia, o cinema e o teatro popular. Além disso, o artista contava com a inspiração do Candomblé e da negritude para suas produções.
Como temas abordados nas suas obras estão o escravismo, a religião e a perseguição religiosa, bem como a educação e a cultura pernambucana.
Em vida, Solano Trindade percorreu alguns estados brasileiros a fim de disseminar sua arte. Em suas passagens por Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, o artista propagou manifestações artísticas da cultura popular do Brasil. Em convívio com diferentes artistas e intelectuais, Solano também foi responsável pela autoria de algumas músicas que marcaram o maracatu e a MPB.
Muitas das suas manifestações resistiram à Ditadura Militar e outras foram censuradas. O artista foi preso devido às suas convicções políticas. Segundo relatos, suas manifestações eram munidas apenas de palavras e essas eram as suas armas: inofensivas.
Apontado por muitos como um rapper do seu tempo, o artista representou a voz das periferias, mesmo convivendo com artistas e intelectuais da alta sociedade. Solano é considerado o poeta do povo pois o seu objetivo era mostrar a luta do movimento negro no Brasil, tema não abordado na época, além de propagar as manifestações artísticas relacionadas à negritude, como as músicas e as danças populares, além da religião de origem afro. Por essas razões, Solano Trindade é tido como um artista à frente do seu tempo, ousado e corajoso.
A partir do documentário, é possível guiar um debate em grupo acerca da vida do artista, bem como promover a reflexão sobre os diversos temas que fazem parte da sua obra, tais como:
- igualdade racial;
- manifestações populares;
- literatura;
- teatro popular brasileiro;
Além disso, o documentário possibilita diversas oportunidades pedagógicas para os componentes curriculares Língua Portuguesa, Artes, Sociologia e História, bem como o trabalho interdisciplinar entre as áreas de Linguagens e suas Tecnologias e as Ciências Humanas e Sociais.
Pensando também nos Itinerários Formativos do novo Ensino Médio, os temas apresentados no documentário de Solano Trindade também possibilitam um olhar articulado entre os componentes curriculares de cada área.
Uma sugestão de atividade prática é a interpretação individual ou coletiva dos seus poemas, e/ou relacioná-los com outros gêneros (notícias, reportagens, crônicas) que apresentam problemática semelhante aos temas manifestados pelo artista.
A fim de integrar as atividades aos contextos digitais, também sugere-se que você, professor, após a revisão das produções e, com o auxílio dos estudantes, possa publicá-las em um meio digital, como blogs ou redes sociais da turma. Outra indicação é preparar os textos para uma exposição ou apresentação escolar, envolvendo música, dança e/ou teatro.
Assim, o documentário tem como base as competências e habilidades da BNCC para a área de Linguagens e suas Tecnologias e ainda permite interdisciplinaridade com os componentes curriculares da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Competências e habilidades da BNCC - Linguagens e suas Tecnologias
Competência Específica da Área 1
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
(EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
Competência Específica da Área 3
Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
Competência Específica da Área 6
Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
(EM13LGG602) Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
(EM13LGG604) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
Competência Específica da Área 7
Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.
Habilidades específicas Língua Portuguesa
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
(EM13LP24) Analisar formas não institucionalizadas de participação social, sobretudo as vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e formas de expressão típica das culturas juvenis que pretendam expor uma problemática ou promover uma reflexão/ação, posicionando-se em relação a essas produções e manifestações.
(EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Competências e habilidades da BNCC - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Competência Específica da Área 1
Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Competência Específica da Área 4
Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
Competência Específica da Área 5
Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.