Caro professor, "Saindo das Sombras" é um documentário em inglês (legendado) que faz parte da coleção Educação Antirracista e pode ser trabalhado no Ensino Médio. Sugerimos que algumas temáticas sejam abordadas previamente para elucidar a visualização do vídeo:
- Guerra Civil americana;
- Divisão dos Estados Unidos entre norte e sul;
- Resistência negra nos Estados Unidos;
- Assassinato de pessoas negras no decorrer da História.
Após assistir ao vídeo, a turma pode debater sobre os assuntos abordados. Confira o resumo a seguir para auxiliar nessa discussão.
O documentário apresenta a luta pelos direitos das pessoas negras nos Estados Unidos desde Martin Luther King. Em 1965, o Movimento dos Direitos Civis ganhou força e notoriedade no país todo, principalmente por conta da violência policial contra manifestantes pacíficos liderados por King no estado do Alabama. As imagens repercutiram e a população negra conquistou o direito ao voto e mais espaço na sociedade.
Apesar do direito ao voto ter sido aprovado, muitas pessoas negras tinham medo de votar por causa da repressão dos empregadores. Além disso, ainda existiam problemas de ordem social atrelados à questão racial. A segregação espacial e habitacional tinha como consequências o racismo, o desemprego em massa, o subemprego e a violência policial.
Na cidade de Watts, a população negra não queria “dar a outra face”, princípio defendido por King para que os negros não reagissem com violência. As vozes radicais com novas ideias e atitudes tornavam o ideal pacífico de King ultrapassado. Ele chegou a ser odiado por muitos companheiros de luta que tinham pensamentos divergentes.
No Alabama, surgiu uma liderança jovem, Stokely Carmichael. Ele criou o próprio partido, intitulado “Organização pela Liberdade do Condado de Lowndes”, que tinha como símbolo uma pantera negra. Contrariando os brancos racistas, os afro-americanos registraram-se em massa para votar e, desse modo, candidatos negros começaram a vencer as eleições no decorrer do tempo.
Era uma época de empoderamento negro, que culminou na criação do Black Power, que explodiu da noite para o dia em todo o país. Muitos negros ativistas não concordavam com o novo slogan e consideraram o movimento desordeiro e violento. Contudo, o Black Power marcou uma mudança na consciência negra, pois “preto” tornou-se um grito de guerra e arma.
Posteriormente, foi criado o “Partido Pantera Negra para Autodefesa" com o intuito de proteger a comunidade contra os policiais. Para os participantes, a violência era necessária para acabar com a opressão. Esse partido assustou muitas pessoas, inclusive a polícia, então eles foram associados à violência, mas também ofereciam programas comunitários, café da manhã gratuito para as crianças e apoio para os necessitados.
Apesar das tentativas de acabar com o Black Power, o FBI não conseguiu conter as ideias que se espalharam rapidamente pelo país. A resistência negra aconteceu, sobretudo, no campo artístico e cultural. Vários estereótipos relacionados aos negros foram minimizados; artistas, cantores, pintores, dançarinos negros influenciaram a cultura nacional e reforçaram a beleza e a autoaceitação desse povo.
Luther King percebeu que a discriminação de classes estava ligada ao racismo. Ele marchou em bairros brancos que não permitiam pessoas negras para lutar pela moradia livre, mas foi recebido com muita violência, racismo e ameaças. Os seguidores de King não revidaram. Em 1968, Martin Luther King foi assassinado, o que causou comoção, até mesmo das pessoas negras que não aceitavam seu pensamento.
Após a morte de King e de outros líderes do movimento negro, como Malcom X, a população negra ficou muito agitada. Ocorreram protestos violentos e tumultos. A sociedade teve mudanças significativas com as lutas, pois os afro-americanos eram iguais perante a lei. Assim, a pobreza e o desemprego diminuíram, mais pessoas negras estavam na televisão e na publicidade, e até mesmo mulheres negras conseguiram entrar nas universidades.
Com base no documentário, a turma pode fazer algumas atividades:
- Análise dos dados estatísticos de racismo e violência contra negros no Brasil e no mundo para elaborar estratégias que diminuam esses problemas;
- Divisão da turma em grupos para pesquisas e apresentações de slides sobre os movimentos por direitos humanos das pessoas negras nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo;
- Evento escolar para a conscientização acerca do respeito e da igualdade para todos os seres humanos, com palestras e manifestações culturais e artísticas que valorizam a diversidade.
A partir do uso dessa obra audiovisual na sala de aula, podem ser trabalhadas as seguintes competências e habilidades da BNCC nas áreas Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
(EM13LGG104) Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG201) Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
(EM13LGG304) Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
(EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
(EM13LGG703) Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
(EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.