Caro professor, o episódio Pierre Lévy faz parte da série “Ideias para o mundo” e pode ser trabalhado com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa produção audiovisual é importante para ser debatida com os alunos, pois o filósofo contemporâneo Pierre Lévy discute temáticas pertinentes para a aquisição do conhecimento, como filosofia e tecnologia.
O entrevistado apresenta memórias da infância e como a sua história de vida foi influenciada pela perseguição contra os judeus. Ele se considera um judeu cultural e não religioso, ou seja, que é estudioso da bíblia, da história, da cultura e das ideias produzidas por pensadores judeus, sem ficar restrito à religião.
Pierre Lévy também expõe algumas ideias, sobretudo do filósofo medieval e judeu Maimônides, relacionando a religião com a razão/filosofia; além de discutir sobre evolução humana, inteligência artificial, tecnologia e telecomunicações.
Esse documentário pode ser assistido pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor, proporcionar uma reflexão coletiva, além de outras atividades que abordam os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.
A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:
- Religião e ciência;
- Inteligência artificial, tecnologia, telecomunicações e ciberespaço.
Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.
ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino Religioso
5. Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.
(EF08ER04) Discutir como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia).
ENSINO MÉDIO
Linguagens e suas tecnologias
3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
(EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
(EM13LGG702) Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.
(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.